Bom, depois de muita sofrência, trabalho e dor de cabeça, finalmente chegou a hora de embarcar para o exterior e levar as malas, dinheiro e tudo mais e finalmente começar a se preocupar com o doutorado (ou quase isso, já que chegando aqui mil coisas ainda precisaram ser consideradas). Por conta disso, eu fiz essa checklist de coisas para se fazer antes de viajar, o que pode fazer com que você, que está indo morar ou estudar fora, economize bastante dinheiro.
A imagem das lindas montanhas de Bozeman, vista da nossa casa! Imagem não relacionada com o post, só quis colocar aqui! :)
Itens para se levar antes antes de viajar!
Alguns itens são básicos, mas é sempre bom relembrar:
1) Dinheiro - Nestes últimos meses, como o real está em baixa, evite deixar para comprar todo o dinheiro de uma vez só. Acompanhe sempre duas ou mais agências de câmbio e veja quando a moeda do lugar que você irá estará em baixa e vá comprando aos poucos. Levar dinheiro em papel moeda faz com que você evite pagar a taxa de 6,38% do IOF (a taxa do IOF para o papel moeda é de 0,38%), por outro lado, usar um cartão do tipo travel money, onde os 6,38% são cobrados, é relativamente mais seguro caso você seja roubado ou perca o cartão, dicas super legais podem ser encontradas aqui . Além disso, cada país exige que se tenha uma quantidade mínima de dinheiro por dia, portanto, é bom pesquisar isso também.
2) Seguro-saúde e seguro viagem - Quem foi aprovado para o Ciência Sem Fronteiras obrigatoriamente precisa contratar um seguro-saúde, afinal eles dão dinheiro para isso. Na maioria dos seguros saúde/viagem estão inclusos emergências médicas para o segurado, auxílio para familiares em caso de sinistro, auxílio financeiro em caso de roubo além de outras assistências, como uma compensação financeira em caso de extravio de malas ou demais problemas com o vôo. Nas minhas viagens internacionais nunca precisei usar mas sei que é algo essencial. Recentemente, meu orientador, que é Americano, viajou para a Argentina e quebrou a perna além de ter seu passaporte e dinheiro roubados. Só para refazer um novo passaporte, apenas em passagens aéreas ele gastou $2.000, fora outras despesas. Se ele tivesse um seguro viagem certamente os gastos seriam muito menores, e em alguns casos ele poderia ter o reembolso e auxílio em todas as situações. O meu seguro e o da minha mulher é da Assist Card, que saiu por um preço bastante razoável. A principal diferença entre os planos se refere aos valores de cobertura (por exemplo, para vir aos USA é preciso ter um seguro, se não me engano de $100.000, e existem planos de $50.000, $250.000, etc).
3) Visto e documentos em ordem - Parece óbvio, mas ouvi histórias de pessoas que foram impedidas de entrar no país pois não tinham a documentação necessária para estar lá. Certifique-se de levar todos os documentos, passaporte, visto e demais papéis que a imigração do país possa pedir. Alguns lugares podem pedir carteira de vacinação (nunca ouvi uma história sequer em que pediram, mas como estrangeiro é sempre melhor prevenir do que remediar) e outros documentos. Ao chegarmos na Universidade minha esposa teve que tomar novamente uma vacina que ela tomou antes do tempo no Brasil e o valor foi de $81, uma vacina que no Brasil é de graça na rede pública. Além disso, é sempre bom deixar a situação financeira ajustada no banco (inclusive avisando a eles que você estará fora, aumentando limites, etc) bem como deixar alguma pessoa no Brasil como sua responsável legal.
4) Roupas adequadas - Novamente, parece óbvio e desimportante, mas não é. Viemos para uma cidade onde o inverno chega a -20ºC e mesmo as roupas mais quentes do inverno de São Paulo podem ser consideradas fichinhas. Procure dicas na internet, com colegas ou mesmo com o orientador ou universidade sobre os tipos de roupas que você deve usar. Uma dica importante para guardar dinheiro é procurar por lojas de coisas usadas, nos US chamadas de thrift stores. Você vai encontrar casacos, roupas, calçados e luvas além de vários objetos para a casa super úteis. É claro, nem tudo é legal neste tipo de loja, mas muita coisa é bacana e dá pra salvar.
Um urso taxidermizado (= empalhado) a venda em uma thrift store em Bozeman, a Nu2u.
Ok! Obrigado pela atenção e aqui vai uma batata pelo post tão longo! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário