segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como conseguir uma bolsa de Doutorado pelo Ciência Sem Fronteiras? - Um guia (quase) completo

Aproveitando minha ociosidade neste período de entressafras de um trabalho para outro resolvi reativar este velho blog e já me preparar para o longo período de inverno em Winterfell Bozeman, Montana, USA, a cidade onde farei meu Doutorado no Exterior.

Uma bela visão de Bozeman.

Vendo a dificuldade e curiosidade de vários amigos e pessoas resolvi (como inúmeras outras pessoas também resolveram) dar o meu relato de como consegui ser selecionado para a bolsa de Doutorado e elaborar um textículo sobre isso.

O mais importante de tudo (e o que as pessoas mais tem dificuldade em saber) para conseguir entrar na pós-graduação é saber o que se quer fazer, isto é, saber qual área de estudo você quer seguir, isto decidido tudo fica mais fácil! Então, vamos para as partes práticas:

Depois de ter decidido qual área você quer se especializar, para você se candidatar e conseguir  uma bolsa de Doutorado no Exterior, os passos são os seguintes:

1) Ter um currículo Lattes sempre atualizado (se não tiver faça um aqui) (Depende apenas de você).

2) Procurar potenciais orientadores e entrar em contato com eles se apresentando, dizendo quem é você, quais são suas intenções e o que você tem em mente para o doutorado. Essa procura pode ser feita através de papers, nas revistas de interesse, nos sites das universidades ou mesmo jogando no Google ou Google Scholar (Depende apenas de você).

Exemplo de primeiro contato com o potencial orientador:


" Prezado Prof. (NOME DO ORIENTADOR)

Meu nome é (INSIRA SEU NOME) e sou formado na (NOME DA SUA UNIVERSIDADE) no curso de (NOME DO SEU CURSO) além de possuir um mestrado [CASO TENHA UM] na área de (SUA ÁREA DE ATUAÇÃO) pela (NOME DA SUA UNIVERSIDADE), onde defendi a dissertação [TÍTULO DA SUA DISSERTAÇÃO]. O motivo do meu contato é que tenho visto seus últimos trabalhos publicados e acompanhado sua trajetória profissional e gostaria de saber se existe a possibilidade de um contato pessoal para discutirmos sobre a possibilidade de um eventual doutorado sob sua orientação pelo Ciência Sem Fronteiras (EXPLIQUE AO ORIENTADOR O QUE É, COMO FUNCIONA, QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA ELE E PARA VOCÊ). Tenho grande interesse em sua linha de pesquisa e acredito que seria de grande importância para minha formação ser orientado por você. Tenho experiência (RESSALTE SUAS EXPERIÊNCIAS E POTENCIAIS DIFERENCIAIS EM RELAÇÃO A OUTRAS PESSOAS OU DEMONSTRE SEU INTERESSE PELA ÁREA DE ESTUDO DO ORIENTADOR).

Desde já agradeço pela atenção e aguardo por seu retorno.

Atenciosamente,

SEU NOME"

Se a resposta for negativa (ou ele não responder) tente novamente ou com outra pessoa. Se a resposta foi positiva, parabéns, isso já é um grande passo. Vamos para o passo 3:

3)  Tenha em mente que tipo de projeto ou ideias você quer desenvolver e apresente um projeto de doutorado (aqui tem umas dicas de como fazer um) para o orientador (Depende de você e do seu orientador).

Após estes 3 primeiros passos, se você tiver um OK do orientador, parabéns! O mais difícil foi feito, então vamos para os próximos passos.

4) Após ter conseguido o OK do orientador (parabéns novamente, esta é realmente a parte mais difícil), você precisa ser aprovado no processo seletivo da Universidade. Cada Universidade é de um jeito, mas em geral você vai precisar dos seguintes itens (Depende de você, do orientador e da universidade):

  • Certificado de proficiência no idioma (isso depende do país, mas praticamente todas as universidades exigem o certificado do inglês, olhe aqui) (Só depende de você);
  • Documentos acadêmicos (diploma, históricos escolares e outros certificados que exigirem) traduzidos por um tradutor juramentado para o idioma solicitado pela universidade (geralmente inglês) bem como o projeto de doutorado (as vezes não pedem) (Só depende de você);
  • Preenchimento e pagamento das taxas administrativas da inscrição (se houver) (Só depende de você);
Universidades Norte Americanas e Canadenses costumam pedir o GRE ou o GMAT, que são testes de conhecimentos gerais e em alguns casos específicos, mas depende da universidade em que você estiver concorrendo (Só depende de você).

Depois disso tudo, se você conseguir a aprovação da Universidade você estará mais próximo ainda de conseguir uma bolsa, você terá em mãos a carta de aceite da universidade, que nada mais é do que um documento afirmando que você foi aceito por aquela instituição para cursar o doutorado

Pois bem, estamos quase lá. O próximo passo é o mais simples de todos, que é finalmente fazer a inscrição para o programa Ciência Sem Fronteiras.

5) Agora que você já conseguiu o aval do orientador, os comprovantes de proficiência no idioma e o documento da universidade atestando que você foi aceito suas chances de conseguir uma bolsa são muito grandes. Em primeiro lugar, entre no site do CsF e leia atentamente o edital do programa. As inscrições para o programa são feitas exclusivamente pelo CNPq, pelo site da Plataforma Carlos Chagas. Basicamente os documentos exigidos para a inscrição são (lembre-se sempre de ler o edital pois eles sempre mudam alguma coisa de um edital para o outro):

  • Carta de Aceite do orientador, informando que ele te aceita como aluno dele (Depende de você e do orientador);
  • Carta de Aceite da Universidade, informando que você foi aceito como aluno (Depende de vocêdo orientador e da universidade);
  • Certificado de proficiência no idioma exigido pela universidade e uma carta da instituição informando qual a nota mínima para você ser aceito por ela (Depende de você e da universidade);
  • Diploma e histórico escolar do último grau acadêmico (graduação ou mestrado) (Só depende de você);
  • Projeto de Doutorado (Só depende de você);

O edital mais recente pode ser encontrado aqui.

Etapas
Cronograma 1
Cronograma 2
Cronograma 3
Inscrição
 De 28 de setembro de 2015
a 18 de dezembro de 2015
 Até 22 de abril de 2016
 Até 19 de agosto de 2016
Julgamento
 Março / 2016
 Junho / 2016
 Outubro / 2016
Previsão de Resultados
 A partir de 29 de abril de 2016
 A partir de 12 de agosto de 2016
 A partir de 15 de dezembro de 2016
Início da vigência
 jul/ago/set/out de 2016
 nov/dez de 2016 e jan/fev de 2017
 mar/abr/mai/jun de 2017


Isso tudo feito agora é só esperar ansiosamente pelo resultado (ele nunca sai no prazo, geralmente atrasa de uma a duas semanas). Existem vários grupos no Facebook onde o pessoal discute e compartilha sobre todos os passos. Além da discussão, que por si só já é interessante, os grupos também servem como 'grupos de apoio', já que aquelas pessoas também estão ansiosas, com insônia e apreensivas sobre o resultado das bolsas. O clima de solidariedade é bastante bacana e você percebe que não é o único que não consegue se concentrar em mais nada nem dormir direito!

Os passos não são difíceis, mas são demorados e trabalhosos. O tempo mínimo que se gasta para a pré inscrição é no mínimo 6 fucking meses e um gasto de aproximadamente R$1.500 a R$2.500 para as traduções e demais documentos, além do prazo do julgamento, que são mais 4 meses então preparem seus bolsos e principalmente a paciência pois o processo todo pode levar até um ano!

Espero ter sido claro e poder ajudar vocês em alguma coisa! Qualquer dúvida que tiverem podem escrever por aqui ou me mandar por e-mail pelo vinicius.sfb@gmail.com !

Um abraço e até o próximo post!











Nenhum comentário:

Postar um comentário